domingo, 28 de setembro de 2014

Comprinhas

Olá, gente boa!

Essa vida de cabelo livre é muito boa, mas nos faz pensar em muita coisa, nas escolhas que fazemos e em como cuidar do que vai em nossa cabeça influencia em outras escolhas.
A opção consciente por um cabelo sem química transformadora como alisantes e relaxantes nos faz repensar, na verdade nos obriga a repensar, em como somos responsáveis pela nossa beleza, qualidade de vida e saúde. A quantidade de químicas que nos fazem mal  e que usamos só para estar com um cabelo doutrinado e dentro de padrões estéticos que não reconhecem a beleza negra, é de fazer questionar o quanto nos castramos diante da vida e do que somos.

Pois bem, toda essa introdução é apenas para dizer que escolher ter o cabelo livre é, ou deve ser, uma escolha consciente. Mas além de uma reconstrução da auto imagem e auto estima, é preciso estar preparada/o para uma indústria cosmética que só agora, que o black está na moda, vem se preocupando com produtos que satisfaçam as necessidades de nossos cabelos.

Encontrar o produto adequado, pensar a respeito da rotina de cuidados que terá dali por diante, é algo que nos obriga mesmo a pensar o quanto a estética negra tem estado fora do pensamento e do mercado de cosméticos.

Mas... com a ajuda de nossas amigas blogueiras, dos grupos nas redes sociais, conseguimos compartilhar alternativas interessantes e saudáveis para cuidar de nossos fios. 
Uma coisa importante é conhecer seu cabelo, a estrutura dos fios, se é mais cacheado, crespo, se os cachinhos são mais anelados ou mais apertadinhos, tudo isso vai indicar o tipo de produto melhor para cuidar dele. Há diversas formas de classificar os fios, mas a sua experiência pessoal é o que mais importa.

Meu cabelo, por exemplo, é do tipo 4, variando do 4A ao 4C, isto significa que ele é crespo, tem cachinhos bem apertados, com fios que definem melhor e outros nem tanto.


Foi pensando no meu cabelo que fiz essas comprinhas, já faz algum tempo, foi no fim de julho, vim testando alguns produtos que ainda não conhecia e agora, divido com vocês:
Listinha:

Xampu e condicionador Sálvia e Confrey, da Granado
Xampu Hidratante Alfazema, da Phebo
Condicionador Relaxante Natural, da Capicilin
Condicionador Nutritivo, da Natu Hair
Creme Multifuncional Yamasterol, da Yamá
Ativador de Cachos da Capicilin
Relaxante Natural, da Capicilin
Creme de Hidratação Kanechon Kids
Creme de Nutrição óleo Reparação da Garnier Fructis
Clips para cabelos
Tonalizante Casting Creme Gloss

A maioria destes produtos eu comprei para testar, baseado em informações que obtive nos grupos e blogs, comprei logo após meu BC, pois queria começar a cuidar dele da forma adequada e com o mínimo de danos. A maioria dos produtos está adequada a uma rotina de cuidados now-poo, ou seja livre de petrolatos e parabenos, porém nem todos seguem essa rotina, por isso não prescindi do uso de xampus.

Pois bem, após dois meses de uso já tenho algumas observações a fazer. Tive algumas boas surpresas e outras decepções que relatarei num post, logo em breve.

Beijos da Pretricinha!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário