quinta-feira, 31 de julho de 2014

Metamorfoses - História do meu cabelo parte 3

Depois da decisão, mãos à obra! Foco, força e resistência. Eu havia me esquecido como fazer a transição é duro. Se a gente decide não fazer o corte de cara, o processo é longo e árduo. Cuidar do cabelo com duas texturas ( a natural da raiz crescendo e a mais lisa, do relaxante que ainda resta), é super trabalhoso e aí é hora de arregaçar as mangas, sair da preguiça, se entusiasmar e texturizar.

Texturiza, minha filha, texturiza!!! Rs

Além disso, por conta de problemas dermatológicos e a saturação de químicas, optei por começar a desintoxicar mesmo o cabelo e aí:

Testando uma rotina capilar

Após muita leitura  nos blogs e muitas horas nos canais “Beleza de preta” e “Rosajorosa”, fiz uma listinha e decidi testar uma rotina de cuidados com os cabelos “low poo”. 
Gente, eu sou sagitariana, além do gosto por viagens, o exagero é outra característica do signo da qual eu não fujo. assisti aos canais, fiz a lista e já queria abrir uma loja de produtos de beleza em casa. Hahahahaha. Mas enfim, comecei a testar alguns que achei mais interessantes.

Eu já vinha usando o Xampu em barra “Imperial abissínia” e o óleo de coco, do Alquimista de Chad e esses produtos já vinham demonstrando ótimos resultados nos meus cabelos. O Xampu limpa bem e não deixa o cabelo com “efeito palha”, pelo contrário, os fios ficam bem macios, tanto que dispensei o condicionador das primeiras duas vezes que usei.

Para quem não conhece o termo low poo, ao pé da letra quer dizer menos Xampu (poo é de Shampoo, em inglês), mas na verdade é mais que isso, é a diminuição de componentes químicos que agridem os cabelos, como os sulfatos, petrolatos (derivados de petróleo), silicone e óleo mineral. Esses componentes deixam resíduos insolúveis nos cabelos e couro cabeludo, danificando e enfraquecendo os fios.

A rotina no poo, elimina qualquer tipo de shampoo, a lavagem dos fios é feita com outros produtos como vinagre, bicarbonato de sódio ou produtos especializados que não contém s agentes agressivos, porém assumir uma rotina no poo, significa eliminar também máscaras nutritivas, reparadoras ou hidratantes que contenham esses componentes, já que as máscaras irão deixar resíduos que exigirão o xampu adequado para eliminá-los.

Como adoro mudanças, mas não sou adepta a radicalismos, adotei a rotina low poo.

Pra quem quiser mais detalhes sobre essas rotinas, no blog Negra Rosa, Rosa Negra tem mais detalhes e mais links pra você se aprofundar no assunto, tem também um vídeo da Rosa falando sobre o assunto. Rosa é uma das minhas Dyvas, gente. Ela e a Fabiana Lina, arrasam!

Resuminho bem básico sobre o que comecei a evitar com a rotina low poo:
A ideia era preferir xampus  e cremes que não tenham lauril sulfato de sódio, lauril éter sulfato de amônio, lauril éter sulfato de amônio, zero de silicone,  zero de óleo mineral.
Além disso, incorporar os produtos que tenham Ácido cítrico, extrato de plantas, DTA dissódico, D-Panthenol, pró vitamina B5, Aminoácidos, aloe vera, trigo, soja, manteiga de karité, óleos vegetais, glicerina e sorbitol.
Pois é, meninas, cuidar e embelezar os cabelos crespos e/ou cacheados tem que largar a preguiça, ter paciência e aprender a ler a letrinhas pequenas... RS.
O resumo é BÁSICO mesmo, há informações mais completas, basta dar uma zapeada pelo Google e nos canais que mencionei acima, elas são minhas musas inspiradoras e me ajudaram muito com suas postagenes e informações a respeito de cuidado com cabelos.

Desta fase de testes posso falar, muito bem, do Xampu em barra, do óleo de coco, do Alquimista de Chad e do creme de hidratação 72horas da Garnier, foram muito carinhosos com meu cabelo.

É importante lembrar que é fundamental ler as pequenas letrinhas, mesmo com produtos da mesma marca, pois nessas minhas primeiras compras e analisando os produtos que eu já tinha, vi produtos com composição diversas mesmo em uma mesma marca.

Aproveito ainda pra dizer, antes de comprar qualquer produto e alavancar os cuidados com seus fios, é importante saber o que você já tem, analisar a composição dos xampus, condicionadores e máscaras que possui e ver quais se enquadram na rotina que vc escolheu adotar. Ao final, seu bolso irá agradecer.

A rotina propriamente dita:
Há muita informação sobre o cronograma para uma rotina de cuidados para cabelos crespos, existem tabelas e muitas fórmulas, mas antes mesmo de decidir entrar em transição eu já havia enquadrado uma rotina às necessidades do meu cabelo, adequando ao meu tempo e a minha disponibilidade para isso. Afinal, cuidar do cabelo exige paciência, não dá pra lavar e sair.
Passo fundamental: saber que nosso cabelo tem necessidades diversas e que apenas comprar um creme de hidratação não adianta, pois seu cabelo pode estar super hidratado e, ainda assim, fraco e desnutrido. Uma rotina de cuidados deve conter hidratação, nutrição e restauração dos fios.
Nosso cabelo está exposto, assim como nossa pele, a ação do vento, do sol, umidade, aos radicais livres, do cloro na água que usamos, poeira, entre outras coisas. Portanto, tenham sempre essas três referências: hidratação, nutrição e restauração. Os produtos de nutrição e restauração, são mais densos, mais propensos a deixarem os tais resíduos que mencionei acima. Portanto só iremos nutrir ou restaurar uma vez por mês.
Geralmente, os cronogramas que vejo pela internet compõem uma rotina de três lavagens por semana, porém a minha realidade é de duas lavagens por semana, meus fios demoram muito a secar, meu cabelo é mega-cheio e eu não teria disponibilidade emocional para fazer o processo de cuidados três vezes na semana. Então,  eu comecei a rotina da seguinte forma:
Na primeira semana:
·         Meio da semana: Lavo, condiciono e faço hidratação rápida (essas de três minutos)
·         Fim de semana: Lavo, condiciono e faço hidratação profunda
Segunda semana:
·         Meio da semana: Lavo, condiciono e faço hidratação rápida
·         Final de semana: Lavo, uso a máscara de nutrição, condiciono
Terceira semana:
·         Meio da semana: Lavo, condiciono e faço hidratação profunda
·         Final de semana: Lavo, uso a máscara restauradora e condiciono
Quarta semana:      
·         Meio da semana: Lavo, condiciono e faço hidratação rápida
·         Final de semana: Lavo, condiciono e faço hidratação profunda
E assim sucessivamente pelos meses afora...
Eu já vinha nessa rotina há um mês e meio, o que mudou, neste momento foram os produtos que utilizaria para estes cuidados.

Atualmente, a rotina mudou, justamente por experimentar e ler bastante, percebi que meu cabelo precisa muito mais de nutrição do que de hidratação e reconstrução, a hidratação, só se for bem turbinada, sozinha, ela age como condicionador e não faz muito efeito. Já a reconstrução, deixa meus cabelos com efeito meio grosso, eu não gosto parece que o cabelo fica engessado ( eu e minhas metáforas rs). 
Recentemente, ouvi da pessoa que cortou meu cabelo e que é especializada em cabelos crespos que devemos ter cuidado com produtos que prometes repor queratina, que é o caso das reconstruções, pois a queratina é algo que vem d dentro pra fora dos nossos fios e qualquer produto que prometa repor, era ter um efeito meio endurecedor. Isso confirmou minha tese do cabelo engessado.

Portanto agora, a rotina é a seguinte, em uma semana faço a hidratação turbinada nas duas vezes e na semana seguinte nutrição com óleos e manteigas vegetais. Vou alternando essa rotina e é o que mais dá certo.
No próximo post irei falar dos produtos que comprei pra compor essa primeira lista de cuidados e mais adiante minha lista atual.

Beijokaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário