quinta-feira, 31 de julho de 2014

Metamorfoses - História do meu cabelo parte 4

Olá gente!!!
Continuando a história da minha transição capilar e o movimento por um Cabelo Livre, neste post irei falar das minhas escolhas inciais para mudança de rotina de cuidados com o cabelo em transição a partir da decisão pela rotina low poo que mencionei no último post e também de minhas escolhas atuais depois de um ano e dois meses de transição e pós BC (Big chop).

Como disse, fiz pesquisa e escolhi alguns produtos pra testar nesta nova fase, ainda não posso emitir opiniões, mas posso mostrar quais foram minhas escolhas do kit inicial.
Hidratação:
Garnier Fructis óleo reparação: já ouvi falar maravilhas dele e estava com vontade de experimentar, como meu cabelo gostou muito do Garnier 72h de hidratação, estou apostando nele, apesar de ter óleo mineral na fórmula, que é um dos itens a diminuir, ele tem aoutros itens bem interessantes, uma série de óleos vegetais, ácido cítrico e óleo de argan, que gosto muito. Ainda está dentro da rotina low poo. A embalagem indica esse produto como nutri reconstrutor, pelo que já li e minha proposta é usa-lo com hidratação. O tempo de ação é três minutos, perfeito para o meio da semana, já nos dias de hidratação profunda, deixarei 20 minutos como de costume.
Nutrição:
Gold Black da Amend: a Amend é uma maca super bem recomendada pelas blogueiras crespas e cacheadas. A composição é liberada para low poo e no poo, resolvi testar o creme de nutrição que é sem enxague, mas minha ideia é seguir meu programa e não deixar a nutrição no cabelo.  Vamos testar!
Máscara térmica Queratina da Haskell: Um produto que eu já utilizo e gosto muito, é preciso aquecer pra usar, ajudar a fortalecer os fios e protege das agressões diárias, porém é preciso usar um condicionados ou hidratação rápida após o uso, ela auxilia na absorção da hidratação, mas não é condicionante. Pretendo continuar usando alternadamente, é liberada pra rotina low e no poo.
Restauração:
Oro Argan da Bioderm: outro creme super bem recomendado e contém dois componentes que eu e meu cabelo adoramos: Argan e Macadâmia. O creme promete muita coisa, tem pro vitamina B5, óleo de coco, ácido cítrico, panthenol e um cheirinho suave. Estou apostando nele para ver meus cabelos mais resistentes.
Xampu:
Xampu Imperial abissínia: Muito amor por essa aquisição, já utilizo há quase um mês, é super liberado tanto para low poo, quanto para no poo e deixa os cabelos, limpos, macios, com brilho e sem efeito palha.
Condicionador:
Sempre Bella Manteiga de Karité e Phytoqueratina: esse condicinador eu já tinha e estava largadinho num canto, a grata surpresa é que ele contém todos os componentes necessários favoráveis aos fios e não tem sulfatos e petrolatos, é um condicionador baratinho que eu já tinha, mas só agora vou experimentar.
Óleo e reparação Ganier Fructis: Tb ouvi falar muito bem dele, estou curiosa, mas ainda não testei, algumas blogueiras cacheadas usam este condicionador até mesmo como leave-in  e sua textura consistente favorece a isso, vou testar dessa forma também.
Leave-in
Sete ervas potencializado da Aroma do Campo: outro creme que eu já tinha e estava abandonado, solitário na prateleira, é bem baratinho também. Comprei em um desses sufocos quando se está longe de casa e sem crede de pentear a mão, usei uma vez e depois deixe lá, quietinho. Analisei a composição e é super indicado para esta rotina. Irei testar com atenção.
Tutano concentrado da Capicilin: li muitas coisas boas dessa marca e fui com a intenção de comprar o relaxante natural, ou seja, sem química, da Capicilin, mas não encontrei, então adquiri este que promete ser um gel, em creme, com queratina, filtro solar e silicones. Opa!!! Mas silicone não é proibido? Bem, a ideia é diminuir, evitar, mas ainda dá pra usar um produto, desde que os outros componentes compensem. E parece que compensa, a ideia ao compra o gel em creme é a definição dos cachos, além disso, o produto tem tutano que ajuda a fortalecer os cabelos, assim como a queratina, ele tem ácido cítrico e não contém sulfatos. Minha ideia é usar junto com um óleo vegetal para proteger os fios e ver o resultado.
Óleos:
Óleo de coco do Alquimista de Chad: naturalíssimo e super aprovado, muitas estrelinhas pra ele, que serve pra pele também.
Óleo extraordinário Elseve l’oreal: Tem o meu querido óleo de Argan, alguns outros extratos de flores, deixa o cabelo super macio e tem um cheiro que gosto muito, também já veno utilizando há meses e é super aprovado por mim.
Umidificador de cachos:
Pró-Natural Seda Cocriações: Eu não sou muito de ficar molhando o cabelo, mas tinha um umidificador que se encaixa na rotina low poo e pode servir para remodelar os cachos indefinidos pela ação do tempo, do travesseiro e etc. Vou incorporar à rotina.
Extras:
Além dessas comprinhas, coloquei na cestinha duas ampolas de nutrição da Alfaparf (Semi dilino Diamante) que vi blog “Ame seu crespo”, um gel da Kanechom, comprei a versão kids, sem álcool, com D-panthenol que agride menos os fios. A ideia é usá-lo com um óleo e leave-in de proteção.

Já falei pra vcs que sou sagitariana, logo, E-XA-GE-RA-DA!
Como eu tenho mania de tirar foto de tudo, tem até uma foto dos produtinhos aqui:



Esses produtos duraram bastante e eu fui seguindo uma rotina de cronograma capilar bem certinha, até notar que meu cabelo tinha necessidades diferentes. 

Gente, cuidar de cabelo crespo é experimentar e ver o que melhor se adapta aos seus fios. Os meus preferem nutrição, ou seja, muito óleo vegetal!!! Apesar da minha pele ter tendência a oleosidade e o couro cabeludo ser super sensível, os fios de cabelo crespo, naturalmente, precisa de mais óleo. E os meus amam demais!!!

Nesta época, meus cabelos estavam assim:


Atualmente, a rotina é outra e os produtos também, desses mantive a máscara de nutrição Óleo Reparação da Garnier Fructis, tenho outros produtos da Capicilin, hoje, exatamente hoje, estou precisando refazer meu estoque de óleos, mas, com certeza, manterei o óleo de coco do Alquimista de Chad, a Manteiga de palma também, que não está nessa foto porque adquiri depois e é muito boa!

Minha lista atual de produtos de cuidados para o Cabelo:

No dia 18/07/2014 fiz o BC e fiquei muito feliz com o resultado. Estou abusando das texturizações e redescobrindo meu cabelo, depois farei um post só com o antes e depois do cabelo e também com os valores destes produtos. Por enquanto, gostaria de dizer que ainda mantenho a rotina low poo, porém abro exceções para testar alguns produtos. Nada de rigidez comigo! Rs

Alguns destes produtos eu ainda não testei como kanechon kids e o condicionador da Natu hair, mas ambos foram dicas que peguei em blogs de crespas e cacheadas ou no grupo Crespíssimos, do Facebook, atualmente é o que mais acompanho.

Nesta trajetória, agradeço muito aos blogs que li, as musas inspiradoras que sempre ofereceram dicas e alimentaram a auto-estima, aos amigos que ouviram meu chororô e continuaram me incentivando e agradeço também a todo processo de mudança interior que me motivou a querer um cabelo mais livre e uma vida mais saudável.

Beijokas da Pretricinha,
Nany


Nenhum comentário:

Postar um comentário