sexta-feira, 13 de março de 2015

Congresso Internacional sobre o Pensamento das Mulheres Negras

Oi gente!

Aconteceu de 09 a 12 de dezembro na cidade de Salvador, Bahia. Pausa para suspiro porque eu amo Salvador, a cidade, o clima, as pessoas, o sotaque, ah o sotaque... Enfim, amo demais, término da pausa RS.

Realizado por Criola, UFBA, UNEB, foi sediado na Faculdade de Medicina da UFBA, no Pelourinho, foi um encontro de mulheres negras de todo o Brasil e algumas de fora do Brasil para compartilharmos trabalhos e experiências sobre o que temos feito na esfera intelectual e também em nossas vivências na luta antirracista.

Como eu disse no post anterior, eu apresentei um trabalho, cujo título era: COMUNIDADES DE TERREIRO E A ESTRATÉGIA DE CUIDADO DA MULHER NEGRA: UMA CONSTRUÇÃO POSSÍVEL

E foi incrível, pois após alguns anos fora da Academia, fiz um curso sobre Estudos Negros na Diáspora no meio do ano passado e esse artigo que apresentei foi construído a partir do trabalho de conclusão nesse curso. O Congresso foi ótimo, as mulheres de todo canto com trabalhos que falavam sobre um tema em comum, a necessidade de trabalharmos em rede, em observar as diversas variáveis que colocam a mulher negra em situação de vulnerabilidade e de afirmarmos nossa linguagem sem precisar se apropriar do discurso hegemônico para tal.

Uma pena que por conta de uma virose muito fora de hora, eu não tenha conseguido acompanhar todos os dias de Congresso, só fui ao primeiro e segundo dia. Mas foi uma experiência incrível e estou aguardando ansiosa a publicação sobre o Congresso e o próximo Encontro.


Beijo enorme pra todo mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário